Lavar o arroz antes de cozinhar: o porquê você não deve fazer mais isso
Será que lavar o arroz é bom, considerando as proteínas dos grãos?
O arroz é um alimento que geralmente está presente no cotidiano da maioria dos brasileiros, e muitas vezes, ele é acompanhado do feijão.
Esses dois grãos formam a base da alimentação brasileira, utilizados nos mais diversos pratos. Outra tradição que pode ser vista na cozinha dos brasileiros é a de lavar o arroz antes de o cozinhar. Afinal, essa prática é correta?
A verdade é que lavar o arroz acaba significando em uma perda importante de nutrientes. Diante disso, não é recomendado que se lave o grão antes de o cozinhar. Isso se trata de um costume antigo, já que anteriormente, o arroz vinha misturado com outros resíduos, como os da plantação, de pedra e de cascas.
Por este motivo, nesta época, era necessário lavar o arroz. Contudo, a maioria dos grãos comprados em supermercados já não contém mais nenhum tipo de resíduo.
“Lavar o arroz antes do cozimento não é indicado pelo fato de levar à perda de vários nutrientes durante esse processo”, alega a nutricionista Jéssica Pimentel, explicando o motivo para não se lavar o grão.
Com isso, se você quiser preservar todos os nutrientes oferecidos pelo alimento e ainda conseguir fazer um arroz mais soltinho, o ideal é que o produto não seja lavado antes de seu consumo.
Apesar de não ser necessário lavar o arroz, essa não é uma regra que vale para todos os grãos. Em alguns casos, como o feijão e a lentilha, deixar de molho é muito importante para eliminar possíveis bactérias.